#PROFISSÃO: Maquiadora - Primeiros Passos

#AVISO: POST LOOOOOOOOOOOOONGO!


Fala galerinha do mal!

Tudo bem? Foram bem de férias? Usaram protetor solar? Então tá bom! Feliz Ano Novo!


Acharam que eu não ia aparecer no seu começo de ano?
2017 chegou (aleluia) e muita gente quer realizar sonhos, e muita gente sonha em trabalhar com Maquiagem. Bom, eu vim de bate papo falar sobre algumas coisas que se eu soubesse quando comecei a Maquiar, não ia ter jogado tanto dinheiro fora. Tá pensando em fazer curso de Make? Bora comigo!

Prontas?

No YouTube se encontra MUITA informação, porém não te dá certificado né? Para ser um maquiador de TV, CINEMA, ASSINAR TENDÊNCIAS, ETC você precisa de um DRT (em grossas palavras é um registro/licença que você é profissional) e para isso, tem que comprovar que você trabalha com isso há determinado tempo. Quando não se tem um certificado é muito burocrático pra provar que você tem tempo de trabalho suficiente para conseguir. Ter o certificado é de certo modo, um pouco mais tranquilo.

Se você quer ser uma profissional de maquiagem tem algumas coisas que tem que entender:

-APRENDA OS PRINCÍPIOS: é isso que o curso vai te ensinar, toda a base que você precisa ter.

-INVISTA EM PRODUTOS: a gente pensa que em curso não vamos comprar coisas caras pra usar de graça nos outros, mas INVISTA em produtos de boa qualidade especialmente de pele. É seu trabalho que está começando ali, seu portfólio está começando ali, mesmo que você não queira comprar uma base de R$ 180,00 existe por exemplo as bases da Revlon que são mais em conta e valem a pena. Produtos ruins, sem pigmentação, sem cobertura e sem fixação te dificultam o aprendizado e quando for atender uma cliente, não vão garantir durabilidade e acabamento adequados.

-CONHECIMENTO NUNCA É DEMAIS: o que você aprende na aula DEVE ser praticado em casa na semana, entre uma aula e outra. A prática leva a perfeição. Faça workshops, invista nas especializações! Se você tem dificuldade com alguma coisa existem graças a Deus profissionais da área que oferecem cursos VIPs e você pode escolher a técnica que quer aprender.

-SEJA EXIBIDO: faça página no Facebook, crie um Instagram somente para seus trabalhos, compartilhe, impulsiona. Às vezes as pessoas não sabem o que querem fazer na make, ter um meio online para que possam ver o que você sabe fazer ajuda muito. Faça em você sempre técnicas diferentes e posta!

-ESCOLHA UMA BOA ESCOLA: não se guie pelo preço, assim como tem escolas baratérrimas também tem escolas caríssimas que não ensinam bem, se possível peça para assistir uma aula para ver se o método é bom pra você.

-NÃO CAI NO PAPO DE VENDEDORA: pesquise bem os produtos antes de ir comprar, as vezes as vendedoras são boas e nos dão boas opções, mas as vezes empurram coisas desnecessárias.

Agora uma coisa importantíssima: A MACABRA LISTA DE MATERIAIS!!!!

Quando eu vi a lista do curso de maquiagem eu quase tive um treco, a primeira vista você vai pensar "Jesus me leva porque é muita coisa", mas acredite, eles pedem o básico, então PREPARA O BOLSO!
Como vim pra ajudar, fiz um resumão dos materiais e eu vou te dizer as coisas mais básicas que você vai usar nos cursos de make, aí se você optar por começar mais no meio do ano, dá pra ir comprando aos poucos.

VAMOS LÁ?


-Algodão;
-Cotonetes;
-Lenços de papel (muito útil para secar o rosto ou limpar os pinéis durante o atendimento);
-Gel de limpeza facial (um para pele normal a seca, outro para pele mista a oleosa);
-Adstringente;
-Tônico;
-Hidratante facial (um para pele normal a seca, outro para pele mista a oleosa);
-Primer facial (invista em um muito bom mesmo, por exemplo o Porefessional da Benefit ou o Photoready da Revlon);
-Bases (uma mais clara, uma média e uma escura);
-Corretivo (cor de pele e coloridos);
-Pó Facial (cores variadas e um translúcido, cuidado com o pó que for comprar pois alguns também deixam a cara branca);
-Sombras (de início a paleta da Catherine Hill é muito útil, investimento pra vida toda, você também pode investir em uma com cores cintilantes e opacas);
-Blush (paleta ou blush unitários coral, um mais terroso/alaranjado e um mais bordô);
-Delineador (líquido ou gel);
-Márcara de Cílios;
-Lápis de olho (pelo menos um preto e um bege; Toque de Natureza ou Payot);
-Lápis, sombra ou géis de sobrancelha (isso geralmente varia de curso pra curso, professor para professor);
-Batom (cores variadas em bala ou líquido);
-Pincéis (muuuuuuuuuuuuito cuidado quando for comprar pincel porque tem vendedora que empurra uns kits com pincéis que você nunca vai usar);
-Placa e espátula (mais higiene e segurança na hora de atender);
-Esponjas "queijinho" (dão um lindo acabamento na base e são higiênicas pois pode-se descartar ao usar em uma cliente);
-Esponjas para apoio (aquelas redondinhas que tem uma alça para por o dedo, quando a pele da cliente já está feita ela previne que o calor da sua mão derreta a base e danifique);
-Fixador de maquiagem.


Agora um bônus que eu quero acrescentar:

-Limpador de Pincel (as vezes você precisa usar o mesmo pincél numa pessoa e é muito útil pra tirar os resíduos de maquiagem);
-Iluminador;
-Gel de Limpeza para as mãos e/ou Álcool (antes de iniciar o atendimento é muito importante estar com as mãos bem limpas, isso vale pra cliente também, elas tem mania de passar a mão);
-Glitter e Pigmentos (realçam a maquiagem e dão um toque incrível, tem os da Toque de Natureza, Bitarra, pigmentos da Vult são lindos);
-Fixador de sombras;
-Fixador de Glitter;
-Cílios postiços (o ideal são os de base de náilon, são mais fáceis de colocar e ficam mais bonitos);
-Fita Micropore.



Espero muito que tenham gostado, que tenha ajudado principalmente, não esqueça de compartilhar com az'amiga, deixar seu comentário, sugestões e críticas.

A gente se vê por aí!

Beijocas da Isa!

Comentários